“Fale com o SG” – saiba como foi o evento.

Fale com SG

Dr Guilherme, Dr Vagos, Dr Lauro

Em 29 de maio de 2014, o Secretário Geral (SG) do MPU, Dr Lauro Cardoso, compareceu às 13:30h no auditório da PRR 2ª Região.

Auditório lotado, presentes os Exmºs Senhores Procuradores-Chefes da PRR2  e da PR-RJ. Da parte dos servidores, presentes os lotados na PRR2, PR-RJ e de algumas poucas PRMs.

Iniciado o evento, dentre outros temas tais como “modernização”, o SG chegou ao tema principal, remuneração, esclarecendo a todos como se dá todo trâmite PGR x EXECUTIVO x CONGRESSO para aprovação de plano remuneratório. Assim seguiu o SG em sua fala.

Terminado seu discurso, abriu-se espaço para perguntas dos presentes.

Em seu momento, pediu a palavra diretor da SS/RJ, Euripedes Peixoto Guimarães Júnior. Na oportunidade, perguntou ao SG a respeito da não manifestação do PGR quanto a seu apoio e empenho para aprovação do PL 2199 (subsídio) ou alternativamente apoiar reajuste por meio de aumento percentual da GAMPU. Em resposta, o SG disse que o sindicato ainda não havia chegado a um consenso quanto a qual proposta deseja a categoria e que, portanto, o sindicato ainda não definiu esse tema junto ao PGR.

Rebatendo tal inverídica informação, de pronto o diretor da SS/RJ informou a todos presentes que o SINASEMPU já deixou clara manifestação pelo PL 2199, plano esse escolhido anos atras pela esmagadora parte da categoria de servidores do MPU, filiados e não filiados.

Ao final do debate, o diretor da SS/RJ esclareceu a todos presentes que o SINASEMPU leva até a alta administração do MPU aquilo o que quer a categoria e não o que quer o SINASEMPU,  pois a vontade do sindicato não é a vontade de seus diretores, a vontade do sindicato é a vontade dos servidores, vez que o sindicato somos nós, servidores, que o compomos.  Portanto, antes de qualquer luta enfática e cega pela condução e aprovação do PL 2199, a categoria dos servidores do MPU nesse momento crítico clama por “REAJUSTE JÁ!”, o que pode se dar pela aprovação do PL 2199, ou caso a alta administração do MPU sinalize que o Executivo nesse momento não se alinha com o PL2199, pode se dar pela alternativa de aumento percentual da GAMPU, ou ainda por qualquer contraproposta ofertada pelo Excecutivo, desde que não seja algo gritantemente absurdo (como foram os “15% da esmola” parcelados em três anos e que não cobrem nem de longe a inflação do período)  e desde que, claro,  uma vez consultada a categoria, esta a aceite. Posteriormente,  em momento mais oportuno, o sindicato retomaria o projeto “PL 2199″,  estrategicamente recuando para depois avançar.

O diretor da SS/RJ informou ao SG que estará em Brasília nos próximos dias 02 e 03 de junho, solicitando, na oportunidade, reunião com a autoridade. Ocorrendo a reunião, se farão também presentes o diretor da nacional, Darci Rodrigues, e o também diretor da SS/RJ, Douglas T Lacerda. O SG solicitou que fosse providenciada, diretamente com seu chefe de gabinete, reserva de horário em sua agenda para o dia 02/06 (segunda-feira). O objetivo da reunião será, por certo, tratar do reajuste aos servidores do MPU.

Em breve colocaremos aqui no site filmagem da maior parte do evento.